sábado, 25 de outubro de 2008

Sobre a coragem de mudar...

"Maybe mistakes are what make our fate... without them what would shape our lives? Maybe if we had never veered off course we wouldn't fall in love, have babies, or be who we are. After all, things change, so do cities, people come into your life and they go. But it's comforting to know that the ones you love are always in your heart... and if you're very lucky, a plane ride away.” - Sex and the City


Quatro anos. Há quatro anos eu estava num clima de imensa ansiedade pré-formatura. Muito incerta do que ia acontecer. Muito feliz por estar finalmente me formando. Muito insegura com a incerteza. Muito nervosa com as provas de residência. Muito saudosista já daqueles seis anos de turma. Muito ocupada com os preparativos das festas de formatura. Quatro anos desde então. Passei na prova de residência, me mudei para Campinas, vim morar sozinha, fiz novos amigos e comecei uma nova fase da vida!!

Quatro anos!! Como resumir tudo que vivi em poucas linhas?? Como expressar todas as alegrias, todas as tristezas, todas as histórias ?? Não tem como. Então me permito falar sobre como me sinto agora, neste momento.

Nesses quatro anos, aprendi a me virar sozinha, adquiri uma especialidade e amadureci bastante - o eterno aprendizado das relações humanas. Aprendi que as pessoas vêm e vão e são poucas as que permanecem e o fato de algumas simplesmente irem embora não deve diminuir a importância delas: certamente elas tiveram um papel enquanto estiveram por perto. E quanto as que ficam... as trate com carinho e consideração - é impossível ser feliz sozinho.

Aprendi que nem tudo o que a gente deseja (ainda que loucamente!) é o melhor pra gente... Só o tempo e o distanciamento são capazes de mostrar que as possibilidades são muitas e o melhor caminho pode ser outro - ou que a gente pode aprender a fazer do caminho possível o melhor caminho.

Aprendi que as coisas mudam. Às vezes você não consegue na primeira tentativa mas a perseverança, persistência e convicção sempre trazem bons frutos. Como minha mãe sempre fez questão de me dizer: nada é definitivo nesta vida!

E, deste modo, aprendi a esperar e a ser mais paciente. O jogo vira, a recompensa vem - ainda que super atrasadaaaaa!!


Aprendi tanto, fui tão feliz aqui que não é fácil largar tudo e voltar pra casa. Mas esse ano não foi um ano muito fácil e voltar pra casa me parece o melhor caminho - por enquanto.


Estou indo ajudar minha mãe, que tanto fez por mim, por um tempo.... Vou aproveitar para pensar no quero fazer da minha vida, se quero continuar na minha área ou quem sabe até mudar de profissão! Vou refletir sobre minhas escolhas e dar um tempo antes de me decidir por qualquer novo rumo. Chega de emendar projetos e fazer as coisas por impulso!! Passou a ansiedade de querer provar alguma coisa para o mundo! Minha prioridade, agora, é provar para mim mesma o que me faz feliz!!


Fui muito feliz aqui sim, mas as coisas mudaram e atingiram um ponto em que eu estava me sentindo sem valor no trabalho, sem família ou amigos por perto, sem motivação... sem nada!! Eu era a própria laranja mecânica!! Pra quê?! Nem rios de dinheiro justificariam uma vida sem graça assim e nem rios de dinheiro eu estava ganhando...


Essa decisão poderia certamente ser adiada e eu daria conta do recado por mais um tempo, até terminar o mestrado por exemplo, mas isso seria muito injusto com meus chefes. Jogar a toalha no meio do próximo ano quando é muito mais difícil contratar alguém?! Achei melhor ser mais coerente e ter uma postura mais de gratidão com eles, que me tanto me ensinaram. A relação chefe-funcionário nunca é perfeita e há "aqueles" dias... mas ingratidão é muito feio e se tem uma coisa que eu não posso falar uma só palavra é da minha formação... Se hoje eu tenho uma especialidade, se me sinto segura a fazer laudos e tocar uma rotina, devo muito a eles - e é bom que eu reconheça isso!!


Vou deixar para trás uma casa, um emprego, uma rotina e uma imensidão de sentimentos de muitas histórias que vivi por aqui. Masssss meu lado otimista não me permite chorar mais! Estou indo de encontro a muitas novas oportunidades, paz de espírito e um recomeço - que eu torço para ser muiiito feliz!!!


“Later that day I got to thinking about relationships. There are those that open you up to something new and exotic, those that are old and familiar, those that bring up lots of questions, those that bring you somewhere unexpected, those that bring you far from where you started, and those that bring you back."
- Sex ans the City

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial