terça-feira, 13 de maio de 2008

Sobre família...

Uma vez me perguntaram como é que se sabia que era hora de formar uma família e eu respondi...

Quando é o momento certo de iniciar uma família? Responder a essa pergunta seria o mesmo que tentar responder quando é o momento certo de encontrar a pessoa certa, o emprego certo, a casa certa, o amigo certo... Não tem resposta. Simplesmente acontece. A gente pode tentar encontrar umas dicas no íntimo, saber o que espera da vida, traçar algumas metas... mas no final... nos sentiremos preparados??? Vejo algumas mulheres investindo mais e mais do seu tempo em suas carreiras, esperando pelo tal momento certo de um ter filho. Os compromissos acabam aumentando e a hora certa para ter um filho nunca chega e, eventualmente, quando essa hora chegar (SE ela chegar!) pode ser que não exista um cara louco para ser pai por perto... Vejo essas coisas acontecerem e tenho certeza de que não é o que desejo para mim. Claro que esse meu sonho, esse meu desejo de formar uma família feliz reside parcialmente no fato de eu não ter tido isso... Tenho isso bem claro. Casamento é garantia de felicidade? Não! Filhos são garantia de felicidade? Talvez também não! Mas mesmo não sendo garantia de nada eu quero tentar pois nunca tive isso. Mas querer alguma coisa não é garantia de não ter medo, de não se sentir inseguro, de não se questionar se é aquele mesmo o caminho a seguir...

Homens podem ser pais com qualquer idade, é verdade. Os espematazóides não envelhecem. Definitivamente isso é uma vantagem. Mas quem adia muito o plano talvez não tenha o prazer de curtir todas as fases... Brincar quando são pequenos (exige energia), ensinar quando estão crescendo (exige lucidez e paciência) e os deixar ir quando chega hora de alçar vôo... E o mesmo vale para as candidatas à mamãe do ano, com o agravante que a mulher tem prazo para ter filhos com segurança...

E ter filhos fora de um casamento convencional?? Até acho que pode funcionar desde que ambas as partes estejam de acordo. A mulher não vai poder aceitar uma proposta dessas na esperança de que um dia o pai da criança mude de idéia e case com ela. O homem não vai poder propor isso na esperança de ter um filho e preservar sua liberdade de antes. Um filho é vínculo definitivo que trará muitas responsabilidades. Será que existem pessoas bem resolvidas o suficiente para fazer algo assim dar certo???

Por fim vêm as idéias românticas, quase mágicas, sobre a vida... Que as coisas acontecem exatamente da forma que têm que acontecer e exatamente na hora certa. Senão aconteceram ainda... provavelmente a hora não chegou. E se nunca acontecerem... talvez não fossem a coisa certa para você. Daí vem o desejo... querer tanto uma coisa, acreditar tanto que aquilo está esperando por você... que um dia acaba se realizando.

Neste sentido eu sou uma idealista irremediável. Eu quero encontrar alguém que compartilhe os meus sonhos, que se junte a mim nessa caminhada, que não tenha medo de criar vínculos e que após os anos passarem, a paixão esfriar e o corpo rígido sofrer a lei da gravidade e der lugar à "maturidade"... que esta pessoa ainda queira ser um companheiro. Acho lindo envelhecer ao lado de alguém. Será que eu vou encontrar esse cara?? Será que eu saberei reconhecê-lo?? Será que eu estarei pronta para ele?? Será que ele já passou pela minha vida e eu deixei escapar?? Será que ele existe?? Será que o amor vai acontecer pra mim deste modo?? Será que realmente será eterno?? Não tenho a resposta para nenhuma dessas perguntas e às vezes isso me deixa ansiosa, às vezes deprimida, às vezes com raiva do mundo e, ocasionalmente, até acreditando que tudo vai dar certo. Mas, principalmente, nada disso me impede de continuar sonhando, desejando e buscando.

Se fosse para responder em poucas palavras (o que claramente não é o meu forte... hehehe) eu diria que a resposta é QUANDO você encontrar alguém que te desperte o desejo de formar uma família e que isso seja recíproco.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial