sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Amamentação

Hoje já não tenho tanto contato com gestantes e mamães, mas lembro bem da importância do aleitamento materno que aprendi e vivenciei durante a faculdade. Ficava surpresa com o número cada vez maior de moças muito novas e saudáveis que davam mamadeiras a seus bebês pois "o leite era fraco", "não produziam leite suficiente" ou "ele largou o peito, não quis mais"... Tudo mito!!! O leite materno é de longe o melhor e mais adequado alimento para um recém-nascido! A natureza é perfeita!! Somos nós, seres humanos, que a modificamos e geralmente não é para melhor... E depois criamos leites artificiais "iguaizinhos" ao leite materno!! Dá para entender?! Além de ser um alimento completo, que não provoca alergias e protege a criança nos seus primeiros meses de vida, amamentar contribui para o desenvolvimento neuro-psico-social do bebê e estabele os primeiros vínculos afetivos mãe-filho... Sem falar que é FREE e emagrece!! hehehe Por que pagar tão caro por fórmulas, latas de leite em pó, quando o melhor você pode ter de graça?! E quanto a ajudar muito a mulher a recuperar a forma física... quer brinde melhor?! E amamentar é gesto de amor e carinho único... os olhares da mamãe e do bebê se encontrando, todo o desejo de uma vida linda para aquele pequeno ser, toda a alegria de ver um sonho seu se realizando ali naquele momento, as pequenas descobertas, enxergar o mundo sob outro ponto de vista... é uma viagem emocionante! Um daqueles momentos singulares que faz a vida valer mais a pena! Vou ficar muito feliz de um dia ser abençoada com esse presente!!

Mitos:
- O leite da mãe pode ser "fraco".
- Se der uma mamada “extra” ao meu bebê fico com menos leite para mais tarde.
- O bebê deve mamar sempre de 3 em 3 ou 4 em 4 horas.
- Os leites artificiais atuais são praticamente tão bons quanto o leite materno.

Realidade:
- O leite materno nunca é fraco! A sua composição tem exatamente todos os nutrientes necessários para um excelente crescimento e desenvolvimento do bebê, no mínimo até aos seis meses de idade.
- A produção de leite materno é baseada na lei da oferta e da procura. Como tal, quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe terá.
- Os bebês amamentados digerem o leite materno mais rapidamente que aqueles alimentados com mamadeira então é comum as madas serem mais freqüentes mesmo: duas em duas horas aproximadamente.
- Os leites artificiais apenas são superficialmente semelhantes ao leite materno. Os leites artificiais não contêm anticorpos, não contêm células vivas, enzimas nem hormônios. Por outro lado contêm muito mais alumínio, magnésio, ferro e proteínas. O leite artificial não varia a sua composição do início para o fim da mamada, nem ao longo do crescimento do bebê.

Fonte:
http://aquihabebe.blogspot.com/2008/01/mitos-sobre-aleitamento-materno.html

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial